Santa Vitória do Palmar

 

Com o tratado de Santo Ildefonso, portugueses e espanhóis demarcaram seus territórios, entre eles ficou uma faixa de terra conhecida como "Campos Neutrais". Essa zona é onde, hoje, encontra-se Santa Vitória do Palmar. 

Em 19 de dezembro de 1855, o Comendador Manoel Corrêa Mirapalhete fundou a povoação que, 33 anos depois, passou a se chamar Santa Vitória do Palmar em homenagem a Santa Vitória, uma santa italiana a qual a família Andréa era devota. Em 24 de dezembro de 1888, a vila fronteiriça foi elevada a categoria de cidade.

O termo "Palmar" foi dado em razão da grande quantidade de palmeiras de butiá existentes na região. Ainda pode-se encontrar alguns espécimes, porém em sua maioria foram devastadas pelas plantações de arroz e a criação de gado.

 

Lagoas

 

Santa Vitória do Palmar é banhada por duas lagoas: a Mirim e a Mangueira. Estas duas, somadas à Laguna dos Patos e ao Lago Guaíba, compõem o maior complexo lagunar da América Latina. 

A Lagoa Mirim é a maior lagoa do estado do Rio Grande do Sul. Faz a divisa entre o extremo sul do Brasil e o leste uruguaio. A Mirim é palco de intensa atividade pesqueira e apresenta preciosas paisagens, incluindo o seu pôr-do-sol. A lagoa permite a prática do iatismo esportivo e da pesca, destacando-se a traíra, o pintado e o peixe-rei.

1202079783 lagoamirim

Fonte: Juliano Rosales

 

A Lagoa Mangueira se localiza no interior do município, próxima à Estação Ecológica do Taim e ao Oceano Atlântico, separada deste apenas por uma estreita faixa de dunas de areia. A Mangueira é tida como uma das lagoas mais belas e límpidas do mundo, ideal para o mergulho livre.

capivaras ok d

Fonte: Mar Sem Fim

 

Porto de Santa Vitória do Palmar

 

Um pequeno porto lacustre se encontra as margens da Lagoa Mirim, a 6,5 quilômetros do centro de Santa Vitória do Palmar, tendo acesso pela Avenida Getúlio Vargas. À beira da lagoa, o entorno do porto dispõe de quiosques e churrasqueiras, oferecendo à população da cidade uma oportunidade de lazer.

porto

Fonte: Jornal do Comércio

 

Praias

 

Santa Vitória do Palmar possui duas praias - as quais são tidas como balneários do município: a Praia do Hermenegildo e a Praia da Barra do Chuí, localizada no extremo sul do território, onde faz fronteira com o Uruguai. A Praia do Hermenegildo é conhecido na região sul do estado como um bom lugar para o veraneio, pois sua tranquilidade possibilita o descanço.

hermena 2 019

Fonte: Projeto Em Cores

 

A Praia da Barra do Chuí é a primeira praia brasileira chegando do Uruguai. Faz fronteira com a Barra del Chuy, balneário uruguaio homônimo, separada desta pela foz do Arroio Chuí - de onde se origina o nome. Hoje em dia, seus veranistas são, em maior parte, turistas uruguaios e argentinos.

19827003

Fonte: Mapio

 

Complexo Eólico

 

Em agosto de 2011, a empresa Eletrosul conquistou o direito de construir em Santa Vitória do Palmar e no Chuí 16 empreendimentos eólicos. O Complexo Eólico Campos Neutrais é o conjunto de três grandes parques: Geribatu e Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, e Chuí, no Chuí – que somam 583 megawatts de capacidade instalada, suficiente para atender ao consumo de 3,3 milhões de habitantes. Os parques são compostos por 302 aerogeradores, distribuídos em uma área de 10,6 mil hectares.

aerogeradores m

Fonte: Terra Mar

 

Curiosidades

 

Santa Vitória do Palmar é conhecida como "a cidade dos faróis". Em toda a sua extensão litorânea - uma das maiores do Rio Grande do Sul - estão distribuídos vários farois de sinalização náutica. São eles: Farol do Chuí (1942), localizado na Praia da Barra do Chuí, ao lado do Arroio Chuí; Farol do Albardão (1948), distando 87 quilômetros da Barra do Chuí; Farol Verga (1964), a 110 quilômetros da Barra do Chuí; e Farol da Sarita (1964), situado na divisa do município com Rio Grande, a 135 quilômetros da Barra do Chuí. Esse título influenciou para a construção de um pórtico na entrada da cidade, o qual retrata o Farol do Chuí.

Santa Vitória do Palmar RS

Fonte: FamilyTree

 

farois img

Fonte: Campos Neutrais

 

O litoral de Santa Vitória do Palmar também é conhecido como "cemitério de navios", graças aos traiçoeiros bancos de areia e à agitação do mar. De Santa Vitória do Palmar a Rio Grande são inúmeros navios naufragados. Há histórias que contam que alguns navios transportavam prata e ouro das colônias espanholas em direção à Espanha, porém até hoje nenhuma prova que possibilitaria a veracidade dos rumores foi encontrada. O navio mais conhecido é o Prince of Wales, de bandeira inglesa, naufragado próximo ao Farol do Albardão.

DSC 090

Fonte: Expedição 4x4